quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Com sequelas e consequências!

                                                           (Provérbios 1.30) "Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão"...Provérbios de Salomão, texto rico em grandes possibilidades de sermos bem sucedidos se o atendermos, mas um texto revelador da justiça de Deus aos que não o obedecem. Salomão já numa idade de maturidade, no entanto, já havia passado por algumas tantas experiências, registra seus conhecimentos de Deus, movido pelo próprio Senhor, para nos alcançar e nos instruir nos dias de hoje. Este homem tinha a capacidade de discernir a sabedoria humana da sabedoria divina, pois a sabedoria divina, tem um conteúdo integralmente prático, ela é definida pelo fazer o que se conhece acerca do Senhor, enquanto, a sabedoria humana se limita ao conhecimento e muitas vezes em praticar alguma atividade que não se diz respeito a uma vida com Deus, ela não está pautada pelo temor ao Senhor.
Podería citar dezenas de exemplos na bíblia, para falar acerca de consequências do pecado e outros tantos para dizer das suas sequelas, todavia,  falarei utilizando-me de exemplos da atualidade trazendo reflexões em torno desses acontecimentos.
Um exemplo importante, está dentro das famílias, onde os valores éticos Cristãos tem sido eliminados dia, após dia e os filhos já não obedecem os pais, e os pais já não se fazem obedecidos, aliás, até acham engraçado quando a criancinha lhe responde, mas o interessante é notar, que o modelo maior da forma de se desenvolver uma família, pode ser visto no próprio Deus, que jamais achará graça pelos nossos "pecadinhos" e que a bíblia ensina a orientarmos os nossos filhos no conhecimento do Senhor e que se não fizermos dessa forma estamos nos arriscando e isto pode gerar sequelas, ou no mínimo consequências! Outro exemplo está nos adolescentes, em busca de suas felicidades incontáveis, eles saem de olhos vendados ao mundo, sem nenhum critério, a não ser a quantidade, para escolher o amor eterno de sua vida, e isto é renovado mês a mês, e então a eternidade é definida por um período de 30 dias, mas a bíblia ensina, que você jovem, deve aproveitar esse período para viver na presença de Deus, e se alegrar no Senhor, e que sair ficando com garotos (as) pode ser arriscado e pode lhe deixar sequelas, ou no mínimo consequências! Outro exemplo está na pessoa que se diz muito prudente, e este pode ser definido pelo tal "sabichão", ele (a) é o tipo que não aceita conselhos, muito menos uma correção, ele (a) diz saber de todas as coisas, mas tudo que sabe está fora dos ensinamentos de Cristo, no entanto, este também se arrisca muito e poderá sofrer sequelas de seus atos, ou no mínimo consequências!
Quando digo sequelas, este pode ser interpretado por uma correção física do próprio Deus, ou até mesmo por uma investida mais evidente de Satanás, sem querer eliminar a responsabilidade humana nos atos praticados e este fato pode ser visto na vida de muitos na bíblia, além de poder ser visto na vida de seu próprio irmão que se assenta ao seu lado na igreja. Entretanto, quando digo consequências, sem dúvidas essa palavra é mais abrangente e quase que inevitável, após o ato de desobediência bíblica, ela se difere da sequela, pois muitas vezes ela passa despercebida, e em muitos casos se torna determinate para o problema ocorrido. Um exemplo para diferenciar as duas situações, é quando um namoro é alimentado por prazeres, muitas vezes em jugo desigual, e que ultrapassa o padrão permitido pelo Senhor em sua palavra, certamente este relacionamento poderá gerar sequelas, como gravidez indesejada, doenças sexuais, brigas físicas, etc. Todavia, quando não ocorrem tais evidências mais agressivas ao físico, certamente as consequências morais acontecem, como, desconfianças em várias áreas, ciúmes exagerados, escandâlos, brigas verbais constantes por motivações diferentes, afinal de contas, a dúvida está no ar e para esses casos a questão é sempre a seguinte:____se ele (a) não tem temor aos ensinamentos de Deus, ele (a) vai ter por mim?
Contudo, gostaria de deixar bem claro, que as sequelas ou consequências, em nada quer dizer, que o Senhor não o perdoou e em nada quer dizer, que Deus não o ama, pois o Senhor independe de nossos atos para cumprir suas promessas, basta que você creia Nele de verdade. Crer em Cristo ultrapassa a idéia de ser um religioso bonzinho na cadeira da igreja, crer em Cristo alcança o amor incondicional de Deus e o faz ter atitudes piedosas, além de, o fazer ouvir seus conselhos e suas repreensões que são advindas de suas escrituras sem se queixar das dificuldades.
A minha oração neste texto é para que entenda, que mesmo com sequelas ou consequências de pecados anteriores, saiba que Cristo lhe quer renovando seu voto a Ele a todo momento, e que a promessa de salvar-lhe, irá se cumprir, assim como, todas as suas promessas que já se cumpriram, basta ter fé em Jesus ressurreto. No entanto, o Senhor deseja obediência a sua palavra, pois a desobediência é a maior característica dos seus inimigos, os que não O aceitam! As sequelas, talvez aconteçam, as consequências são quase certas, mas o perdão de Deus, esse sim é certeza! SEMPRE!

Que Deus continue nos abençoando!

RETORNAI, AGORA!

2 comentários:

  1. Não tem jeito, com sequelas ou não, a consequência virá. Mesmo que sejamos perdoados não ficaremos isentos das consequências. O bom é que isto vale também para quem pensa e age corretamente. Se pensarmos e agirmos com sabedoria a consequência será positiva. Se pensarmos e agirmos errôneamente teremos consequências desastrosas, indesejáveis. A Bíblia, em Filipenses 4 nos ensina sobre o "Em que pensar". Descartes, filosofo moderno, diz que "o pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem". Isto só confirma o que a Bíblia já havia dito. Em Tiago 3.13-18 "Pensemos nas coisas do alto" "nas que são eternas" Tiago 4 também nos dá a idéia do resultado ou consequência, origem das contendas. O conselho de Paulo aos Filipenses sobre o que devem pensar e não somente isto, mas também praticar o que aprende e medita. Se formos para a ciência, vamos ver que "toda ação gera reação" (Newton) então não tem jeito, sempre teremos consequências, elas tanto podem ser boas ou ruins, cabe a nós decidirmos por uma ou por outra. O melhor caminho é seguirmos os conselhos da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade Simone Nascimento! Obrigado por participar conosco!! Abraços.

    ResponderExcluir